As altas temperaturas e o clima abafado do verão provocam o aumento dos banhos na busca de se refrescar e ter um momento a mais de tranquilidade longe do suor. Para quem tem um pet, essa preocupação com o bem-estar pode surgir, mas será que os cães precisam tomar mais banho nessa época? Com os nossos amigos de quatro patas, essa dinâmica é um pouco diferente.
Os cães transpiram, mas não através do suor que conhecemos. No caso, a tarefa fica sob responsabilidade compartilhada entre a língua e as patas. O indicado é que a quantidade de banho continue a mesma até para evitar coceiras ou problemas na pele. Se a preocupação está nas brincadeiras com água, elas estão liberadas.
Por mais que os produtos utilizados no banho sejam indicados para cães, o excesso de limpeza tira a proteção da pela. É algo parecido com o que acontece com os humanos. De qualquer forma, procurar a orientação de um médico veterinário é sempre o mais ideal.
Mas com calor ou sem, alguns cuidados devem ser iguais: usar shampoos adequados para o tipo de pelo, de pele, que deem proteção contra pulgas e carrapatos e que sejam hipoalérgicos mesmo que o seu cachorro não apresente histórico de alergias.
Por fim, afaste a ideia de usar o seu shampoo no pet ou até barra de sabão: vai ressecar a pele dele, abrindo caminho para diversos problemas com os quais bactérias, vírus e fungos adoram causar. Tenha cuidado com a frequência e o próprio ritual do banho. O seu pet vai agradecer com muitos lambeijos.
Ficou alguma dúvida? Agende uma consulta no Hospital Veterinário Pet Son: (19) 3886-5595