ORTOPEDIA
A ortopedia veterinária está cada vez mais em evidência, afinal, os tutores estão mais atentos às alterações de seus pets e a locomoção está diretamente relacionada à qualidade de vida.
A ortopedia veterinária é a especialidade responsável pela saúde do aparelho locomotor, e que diagnostica e trata as doenças que acometem os ossos, músculos e articulações dos membros. Cães e gatos podem apresentar diversos problemas ortopédicos, adquiridos, de origem congênita ou genética. Erros no manejo nutricional, exercícios em excesso, traumas por atropelamento e brigas são alguns dos fatores que podem causar lesões ósseas e articulares (fraturas, luxações).
Mas, como os humanos, os animais também podem sofrer com doenças ortopédicas de origem genética ou degenerativas, como, por exemplo, as displasias, luxação patelar, artrites e artroses.
Portanto, devemos prestar atenção a possíveis alterações ortopédicas nos pets, sejam eles filhotes ou adultos, dentre os principais sinais clínicos estão:
Claudicação (“mancar”)
Evitar o apoio do membro no chão
Incapacidade de locomoção ou relutância em subir/descer
Aumento de volume nas articulações
Dor, que pode se manifestar por tremores ou reações ao toque.
Sempre, o diagnóstico e os cuidados precoces realizados pelo serviço de ortopedia veterinária estarão diretamente relacionados com a melhor evolução do paciente.