Durante a medicação de animais, principalmente os gatos, é muito comum eles arranharem, morderem, babarem e espumarem ou até mesmo fugirem do local. Mas o remédio é importante para o tratamento e aqui vão algumas dicas de como dar remédio para seu gato.
Para dar medicamentos em forma de comprimido, uma técnica conhecida é a de segurar o gato simulando a forma como uma mãe segura o filhote (pelo cangote – a pele da parte de trás da nuca), para que ele tenha a sensação de conforto na hora de tomar o medicamento.
Para medicações líquidas, é necessário o uso de uma seringa, no fundo da garganta do animal, com cuidado para não machucá-lo. Quando a dosagem for acima de 0,5 ml, deve ser dividida para evitar que o animal engasgue, mas cuidado que ele poderá babar.
Os animais também podem receber medicação por inalação. Basta colocar o felino dentro de uma caixa de transporte, cobrir com toalha ou cobertor e, com auxílio de esparadrapo, prender a máscara de inalação na grade de frente, assim o vapor ficará preso por conta da cobertura.
Às vezes, os pets evitam um contato mais amoroso após tomar remédio para sua doença, mas não encare como uma ofensa! É tudo parte do jeitinho especial dos felinos. Logo ele voltará a ser o amigo amoroso e carinhoso de sempre.