A Calopsitas são animaizinhos fofos e presentes em muitos lares. Elas pertencem ao gênero dos psitacídeos, o mesmo dos papagaios, araras e catatuas. Por terem uma beleza excêntrica e serem muito inteligentes é a escolha de muita gente apaixonada por pássaros e que deseja ter um como animalzinho de estimação.
Quando cuidadas da forma correta elas levam uma vida longa, podendo viver mais de 10 anos. Assim, para quem tem uma Calopsita ou deseja ter uma em seu lar, precisa conhecer alguns cuidados essenciais para garantir a qualidade de vida do bichinho e ter bons momentos ao lado dele.
A primeira coisa a se saber é que as Calopsitas são animais independentes, dessa forma, não gostam de viver presas em gaiolas e precisam de espaço para se locomover. Se você a criar solta verá que terá uma companhia constante, sempre seguindo seu dono em todos os cantos. Por isso, são bichinhos ideais para pequenos espaços, como apartamentos, no qual o risco de fuga é menor. Se preferir leve-a a um veterinário para efetuar o corte das asas e assim poder deixar o bichinho livre, sem grandes riscos.
Na alimentação, uma ração com variedade de sementes e grãos, com alto valor nutricional, proteínas e minerais garante todos os nutrientes que ela precisa, com uma dieta balanceada. Pet Shops e lojas específicas de produtos animais possuem o tipo de alimento ideal, geralmente com um misto de painço, alpiste, arroz, aveia e sementes de girassol.
Frutas e legumes também podem ser oferecidos, mas é preciso ficar atento. Alguns alimentos como cenoura, almeirão, rúcula, couve flor, jiló, couve e abobrinha podem ser ofertados crus. Já outros como batata doce, milho verde e sementes de abóbora precisam ser cozidos antes, sem adição de temperos. Frutas como melancia, mamão, banana e maçã também são uma boa pedida. Jamais ofereça alimentos como pães, bolos, doces, leite e seus derivados, e bebidas que não sejam água, pois podem fazer mal ao bichinho e comprometer sua saúde.
Outro ponto a se considerar é a higiene do cantinho delas, especialmente da gaiola e do pedestal em que ficam. Isso significa que é preciso limpar diariamente, retirando todo o acúmulo de dejetos, penas e restos de alimentos, a fim de evitar a proliferação de fungos e bactérias. Também é importante sempre efetuar a limpeza do bebedouro e comedouro, evitando pontos de sujeira que possam contaminar o alimento do seu pet de penas.
Aproveite que as Calopsitas são pássaros extremamente inteligentes e ensine alguns truques. Elas aprenderão rápido e logo serão uma companhia brincalhona e que interage com o ambiente ao seu redor, encantando a todos.