Charmosas, divertidas e cheias de atitude, calopsitas são ótimas companheiras para se ter dentro de casa. Sim, você não leu errado, dentro de casa e com muito conforto e liberdade para soltar as asas.
Aves precisam de espaço para voar, assim, elas ficam muito mais felizes e ainda tem a sua expectativa de vida aumentada. Se você não sabe por onde começar, esse texto vai te colocar no caminho certo para ter uma calopsita solta em casa com segurança.
Criando a calopsita solta
Gaiolas grandes não são os melhores ambientes para criar aves e mesmo calopsitas adultas podem ser inseridas no ambiente da sua casa com alguns passos. Uma ótima observação é que, no caso do filhote de calopsita, é muito mais fácil fazer o adestramento para o ambiente doméstico.
Segurança em primeiro lugar
Antes de decidir soltar a calopsita, certifique-se que não exista a possibilidade dela fugir por janelas e portas abertas. Ela não está acostumada ao ambiente externo e pode se perder com facilidade.
Nosso conselho é que antes de soltar o bichinho, procure também um veterinário para que seja colocado um rastreador. Além disso, instale tela em qualquer espaço ou fresta para evitar que a ave fuja para o lado de fora.
Pronto, agora você pode deixar ela solta dentro de casa com mais segurança.
Não a deixe sozinha em casa
É importante para saúde do bichinho que você somente a deixa solta enquanto estiver em casa. O motivo é o tamanho, a calopsita pode com facilidade entrar em pequenos lugares e acabar prensada ou mesmo ficar perdida dentro de casa.
No caso de casais é ainda mais comum que eles escolham os locais mais improváveis da casa para fazer o ninho.